MUNICÍPIOS REALIZAM REUNIÃO SOBRE PPP DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Publicado em: 21/06/2018 10:40 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação / Fabiano Querotti

Na tarde desta quarta-feira (20), o prefeito Jair Machado esteve em Camaquã, onde o consórcio Intermunicipal Centro-Sul e a Associação dos Municípios da Costa Doce promoveram uma reunião no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), para tornar público as ações em torno da Parceria Público Privada (PPP) para Iluminação Pública.

O objetivo do evento foi atingir o poder executivo, legislativo, líderes de sindicatos, associações comerciais, bairros e comunidade em geral. A Parceria Público Privada é um projeto que atingirá 16 municípios. Atualmente, incluindo as cidades de Barra do Ribeiro, Guaíba, Sentinela do Sul, Tapes, Sertão Santana, Cerro Grande do Sul, Mariana Pimentel, Chuvisca, Arambaré, Camaquã, Dom Feliciano, Amaral Ferrador e Cristal e até o final de junho os municípios Eldorado do Sul, Canguçu e São Lourenço do Sul devem se somar, totalizando 401.000 habitantes.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financiará e conduzirá a PPP junto ao Consórcio Centro Sul, conduz projetos nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Teresina, Macapá, entre outras. Porém, a parceria com um consórcio de municípios é inédita no Brasil.

A Parceria Público Privada proporciona melhorias para a comunidade e busca a desestatização por meio de uma concessão da iluminação pública, que proporcionará uma manutenção mais adequada em parâmetros internacionais, uma modernização que atingirá a zona urbana e rural dos 16 municípios, trocando todos os pontos de iluminação por lâmpadas LED. A empresa vencedora ainda ficará responsável pela manutenção dos pontos e pelo aumento dos pontos de iluminação.

A PPP busca apoio aos órgãos de controle o como Tribunal de Contas do Estado (TCE), que esteve representado na reunião e acompanha todo o processo.

Ainda estiveram na reunião, os secretários Everton Antunes, Kátia Olizsewski e Antônio Balthazar. Os vereadores Lucas Campos, Cirineu Iplinski e Claudir Silva. Além dos empresários, Ana Stumpf da Pousada do Vô Arthur e Bruno Eissman do Expresso Independente.